Menu

Homem faz Enem para fisioterapia para ajudar esposa deficiente

27 de outubro de 2015

'Há um ano minha esposa espera um fisioterapeuta', diz candidato. Portões fecharam às 10h em todo o Acre.

Aos 45 anos, Célio Roberto vai fazer o Enem neste domingo (25) para tentar uma vaga em fisioterapia. Segundo ele, o desejo surgiu da deficiência da sua esposa, que precisa de fisioterapeuta e espera a assistência pela rede pública há um ano. Mais de 56 mil pessoas no Acre e mais de 7,7 milhões em todo o país fazem as provas neste fim de semana.

Com um pé amputado por conta da diabetes, ele diz que sonha em ser fisioterapeuta para ajudar também outras pessoas."Tenho em casa minha esposa que está precisando de fisioterapia e espera há quase um ano. Quero fazer para ajudar mais pessoas. Eu espero que o tema da redação seja fácil", diz.

Nem o tornozelo quebrado foi empecilho para que Karol Belmont fosse tentar o Enem pela terceira vez. Ela ainda não tem uma área definida, mas pretende fazer psicologia, serviço social ou história. "Vou ver minha nota e ver se consigo passar em alguma dessas áreas", contou.

A candidata Maíra Milena tem 17 anos e vai tentar o Enem para direito. Ela estava acompanhada do pai, Amarildo da Silva, que foi deixá-la no exame. "Esse ano eu não estudei muito, mas vou testar minhas habilidades e espero que o tema da redação seja bom, que dê para a gente entender", disse.

 Em todo o Acre, mais de 56 mil candidatos fazem as provas do Enem 2015. A maioria tem o ensino médio completo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 38.146 pessoas, o que representa quase 68% dos inscritos.

Neste domingo (25), segundo dia de provas, o tempo de duração é de 5 horas e 30 minutos para os candidatos responderem questões de linguagens e códigos (45 questões), matemática (45 questões) e redação. O candidato só pode sair do local das provas após duas horas do início do exame. Os candidatos que quiserem levar o caderno de questões para casa tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova.

No sábado (24) as provas iniciaram às 10h30 (13h30 horário de Brasília) e terminaram às 18h, totalizando 4h30. Foram aplicadas as provas de ciências humanas (45 questões) e ciências da natureza (45 questões).

por: G1